Instruções gerais
Na reunião do dia 12 de abril, a professora tirou as nossas dúvidas sobre os planos individuais, alertou sobre o prazo de entrega e explicou algumas outras questões que surgiram no início da reunião.
Definições sobre o novo roteiro
Desde quarta-feira passada, no nosso grupo no WhatsApp, discutimos sobre o que poderíamos elaborar como atividades para os alunos. A Isabelle propôs atividades com alguns contos bastante curiosos, que chamaram bastante a atenção dos bolsistas; a Nayara apresentou uma proposta para trabalhar figuras de linguagem e crítica nas poesias; e eu propus atividades com hqs.
OBRAS PARA AS ATIVIDADES
Isabelle - Contos/livro curto voltados para o mistério/suspense
A metamorfose, livro de Franz Kafka (há uma adaptação para mangá)
Venha Ver o Pôr-do-Sol, de Lygia Fagundes Telles
A causa secreta, de Machado de Assis
Nayara - Poesias voltadas para a importância das pautas identitárias e de representatividade
A representatividade, de Rupi Kaur
Teimosia, de Sérgio Vaz
Jéferson - quadrinhos e tirinhas com críticas sociais
Fiz algumas pesquisas na Internet e, por não ser um leitor/espectador de mangás e animes, respectivamente, tive uma certa dificuldade para identificar temáticas sociais nessas obras. No entanto, tive uma maior facilidade para identificar HQs e tirinhas que abordam questões pertinentes ao ensino em sala de aula e às práticas de letramentos.
HQs
Persépolis - A questão da cultura e da intolerância religiosa;
Turma da Mônica Jovem 45’ (TMJ 45’)” - Bullying
Maus - Nazismo, facismo, holocausto, intolerância. (No entanto, achei essa obra muito pesada para alunos de 9ºs anos.
Coletâneas de Tirinhas
Calvin e Haroldo Volume 15: O essencial de Calvin e Haroldo
Mafalda: Toda Mafalda
Durante a reunião, a professora falou que iria abordar as temáticas propostas pela Seduc, por meio de temas gerais ou de subtemas. Como a temática desse período é “A ética nas redes sociais”, a professora decidiu trabalhar com o subtema Cyberbullying.
A professora me pediu para falar sobre a HQ da TMJ 45’ e apresentar a minha proposta de trabalho.
PROPOSTA
A minha proposta foi baseada e adaptada ṕor meio de estudo dos seguintes artigos:
As Hqs como ferramenta pedagógica em sala de aula, de Marta F. da Silva Severo e David Ferreira Severo.
Sugestões do uso de histórias em quadrinhos como recurso didático, de Tabatta C. F. da Silva Lavarda
A proposta consistia em 3 etapas, das quais as duas primeiras foram aceitas para integrar o roteiro:
Criação de narrativa: Selecionar trechos-chave da edição 45 da Hq da TMJ, apagar os balões de diálogos e pedir que os alunos, por meio das imagens, elaborem os diálogos de acordo com as próprias percepções.
Leitura da Hq: Disponibilização da Hq de forma integral para a leitura por parte dos alunos.
Discussão na aula síncrona: Debate sobre a mensagem original da obra e as visões próprias das narrativas elaboradas pelos alunos.
A Talita sugeriu que o conto Hop-frog, de Edgar Allan Poe, fosse inserido na atividade. A professora, prontamente, aceitou.
Já tínhamos a atividade com a HQ e a leitura do conto. A professora sugeriu então a realização de uma atividade de interpretação e crítica, que deve ser realizada após a leitura do conto e enviada por meio do Google Forms. Talita falou que o final do conto não é feliz. Daí, a professora propôs uma atividade em que os alunos deveriam elaborar novos finais para a obra. A professora atribuiu à Almirista, à Graziela e à Maria Ivanicleide a tarefa de elaborar a questão.
Além disso, a professora atentou-se para a necessidade de disponibilização de um texto breve que explicasse a questão do Cyberbullyng, como ponto de partida para o roteiro.
Além disso, a professora tinha nos apresentado, por meio do WhatsApp, um banner interativo que um professor do ensino médio da escola tinha usado para desenvolver uma atividade. Ela sugeriu então que fizéssemos algo nesse estilo para causar curiosidade nos alunos e, consequentemente, gerar mais adesão às atividades. As media girls, Talita e Luiza, disponibilizaram-se para desenvolver essa plataforma interativa por meio do Canva. À elas, também se juntou a Graziela.
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