Uma aula empolgante!!!!
Questões gerais
A professora Socorro iniciou a aula do dia 14 de abril falando sobre uma ex-aluna da E. E. Dr. Fernandes Lima, que ao formar-se no curso de Direito, publicou em seu Instagram pessoal um discurso muito bonito, do qual dá para destacar a seguinte frase: “a favela venceu!”. Uma aluna da turma reconheceu a moça e disse que ela é uma pessoa próxima dela.
A professora explicou aos alunos que um novo roteiro foi disponibilizado, tendo como entrega o período que vai dos dias 12 a 24 de abril.
Um adendo: durante o desenvolvimento das atividades para o roteiro que foram estabelecidas na segunda-feira, a professora percebeu que a atividade de preenchimento das hqs com uma narrativa própria dos alunos, naquele momento, seria inviável. Essa inviabilidade se deu por conta de que muitos alunos não têm celulares próprios, o que poderia fazer da instalação de aplicativos de edição de fotos nos aparelhos dos pais um problema, principalmente, por questão de espaço na memória dos aparelhos. A professora então resolveu deixar a atividade com hqs em stand-by. Por hora, a professora deixou a hq 45’ da TMJ como sugestão de leitura para os alunos na parte final da trilha do roteiro de atividades. A professora deixou aberta a possibilidade de voltar a trabalhar com a proposta original, que pode ser utilizada depois de uma sondagem aos alunos nas aulas sobre a disponibilidade dos aparelhos celulares para serem usados com essa finalidade.
Aula
Na sequência, a professora abordou a temática dos tipos de linguagens e de textos. A professora deu um enfoque maior à questão do uso de diferentes gêneros textuais para abordar uma mesma questão/temática. Para ilustrar essas diferentes formas de se falar sobre a mesma coisa e também para demonstrar o processo de ressignificação que um texto pode sofrer no processo de intertextualidade, a professora utilizou o poema “No Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade como fio condutor da aula.
Poesia
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
Texto multimodal HQ
Os alunos foram bastante participativos durante a aula. Durante os questionamentos sobre as ressignificações proporcionadas pelas diferentes abordagens ao tema da poesia de Carlos Drummond de Andrade, uma aluna, inclusive, fez uma interpretação muito perspicaz. A professora Socorro mostrou uma tirinha na qual um casal era “separado” por uma pedra. A aluna analisou que a pedra não foi vista pelo casal como um fim, mas como um trampolim para a aproximação entre eles.
A professora mostrou também uma reportagem sobre a dificuldade de mobilidade dos pedestres nas calçadas das capitais brasileiras por conta dos desníveis nos espaços. Aproveitei a deixa e questionei os alunos sobre como eles enxergam a mobilidade das calçadas das ruas em que moram, para os idosos e para pessoas com deficiência, e também sobre a questão da acessibilidade na escola em que estudam. Os alunos fizeram duras críticas aos espaços que citei. Alguns até falaram das escadas altas da escola, que são grandes entraves para a locomoção de cadeirantes às salas de aula de andares superiores, devido à ausência de rampas.
Imagens ilustrativas - Imagens da Internet
As imagens acima não foram apresentadas na aula
Um momento bastante emocionante ocorreu durante a aula: um aluno disse à professora Socorro que ela é a melhor professora que ele já teve durante toda a vida escolar. Prontamente, alguns outros alunos concordaram com a afirmação dele. A professora ficou bastante emocionada. Os alunos também falaram sobre a vontade de que a pandemia acabe logo para que possam conhecer a professora e os pibidianos presencialmente.
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