quarta-feira, 7 de abril de 2021

Aula do dia 07/04| Dinâmica

 Informações Gerais


Na aula do dia 07 de abril, alguns alunos entraram com o e-mail institucional, seguindo as orientações da professora e favorecendo uma maior segurança na aula, devido ao problema de invasão enfrentado anteriormente.

A professora destacou que a data limite para que os alunos respondam o novo roteiro é dia 10 de abril e que disponibilizou, no WhatsApp, a lista dos alunos que já responderam a atividade. Além disso, também explicitou que os alunos precisam responder tanto as atividades do caderno quanto as do Google Forms - alguns alunos respondem um tipo de atividade e não se preocupam em fazer o mesmo no outro meio. 

A professora também falou da ocorrência de falsas respostas, onde alunos colocam alguma coisa no lugar da resposta no formulário - como o  próprio nome, pontos etc, apenas para enviar o formulário preenchido.


Dinâmica


Como definido na reunião de segunda-feira,  as pibidianas Talita, Isabelle e Luiza elaboraram uma dinâmica para a captação da atenção dos alunos e para que possamos compreender melhor os gostos pessoais deles. Essa compreensão dos interesses e dos gostos dos alunos favorece a elaboração de atividades, com os temas propostos pela Secretaria de Educação, de uma forma não seja apenas interessante para o  aluno, mas para  que eles também possam expressar o protagonismo no processo da prática de ensino-aprendizagem. As bolsistas elaboraram algumas questões e as disponibilizaram em um panfleto. A dinâmica se assemelhou a uma atividade realizada pelo professor Luiz em uma das reuniões com o grupo geral do Pibid, na qual uma pessoa selecionava outra para responder a uma pergunta. As bolsistas fizeram uma apresentação com as perguntas e começaram a dinâmica entre elas. As meninas perguntaram sobre a última série/filme assistido, o artista musical mais ouvido no período de pandemia, o momento mais legal que eles tiveram nas aulas online etc. A maior parte dos  alunos não conseguiu formular respostas no momento da dinâmica, dizendo que não lembravam das coisas. Alguns outros encontraram no momento uma possibilidade para fazerem “brincadeiras” inoportunas como: “vou olhar quem está perturbando aqui”, “o melhor momento da aula foi quando a aula acabou e eu fui comer”. Alguns alunos também aproveitaram o momento para fazerem brincadeiras por meio do chat.


  • Um aluno disse que a música que ele mais ouviu no período de pandemia foi “Sessão de Terapia”, do rapper Hungria Hip Hop.


  • Um outro aluno disse que a série que mais assistiu foi “Supernatural”.


  • Uma outra pessoa respondeu que acha importante que as aulas de Língua Portuguesa tenham mais dinâmicas.


  • Uma aluna destacou que a última série assistida por ela foi “Alice in Borderland”, da Netflix.


Na continuidade da aula, pedi à professora para questionar sobre o que os alunos mais leem.


As respostas foram as mais variadas. Grande parte dos alunos interagiu por áudio ou por chat. A maior parte dos alunos respondeu que assistem muitos animes. Durante a aula, pudemos notar o quão presente a cultura japonesa está na vida dos jovens brasileiros.


Gêneros discursivos e obras abordados:







  1. Anime e Mangá/Light Novels/Manhwa (Naruto, Boku no Hero Academia, Mob Psycho, Nanatsu no Taizai, Tensura Nikki, Black Clover, Akame ga Kill!, Dr. Stone, Jujutsu Kaisen, The Promised Neverland, Charlotte)

  2. HQ (Maus, Mulher Maravilha, The Flash, Homem-Aranha)

  3. Livro (Lupin, Percy Jackson e o Ladrão de Raios, Desejos Inacabados)

  4. Série (Lupin, Alice in Borderland)

  5. Filme

  6. Fanfic

Poesia (Poesias de Bráulio Bessa)


Alunos destacaram falaram sobre a temática das obras que mais chamam a atenção deles:


  • Heróis

  • Ciência

  • Terror

  • Terror psicológico

  • Senso lógico

  • Mistério

  • Investigativo - serial killers

  • Ficção científica - viagem no tempo


Aula


Na sequência, a professora deu uma aula sobre causa e consequência, devido ao fato de alguns alunos ainda terem dificuldades em distinguir as situações.


Fiquei incumbido de entregar à professora a análise do roteiro da semana sexta-feira. Além disso, Nayara, Isabelle e eu ficamos responsáveis por sugerir atividades que poderiam ser desenvolvidas no próximo roteiro. 


Alunos: Propostas x gêneros

  • Jéferson - HQs e Mangás

  • Isabelle - Contos

  • Nayara - Poesia

Um comentário:

  1. Jefferson, primeiramente, parabéns pelo seu blog. Está ótimo. Muito bonito e bem conservado, quero dizer, mantido.
    Parabéns a você, Talita, Luiza, Isabelle e professora Socorro.
    Gostei muito das perguntas e das respostas. Acho que elas dão bons indicativos sobre o que e como trabalhar nas aulas. Recomendo a todos, a leitura do nosso artigo que fala sobre a Pedagogia Transmídia, publicado esse ano. Acredito que vocês poderiam utilizar aquela teoria e os resultados práticos aí com seus alunos. Parabéns.

    ResponderExcluir

Reunião do grupo geral do Pibid 14/04

Os projetos começam a ganhar vida Na reunião do grupo geral do Pibid, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, as professoras supervisoras...