A professora apresentou uma atividade de interpretação de texto multimodal, que exigiu uma percepção crítica dos alunos para que pudessem formular as respostas.
Os alunos tiveram de assistir o curta de animação “Vida Maria” para responder às questões no formulário do Google.
A professora recebeu 20 respostas
19 pessoas responderam e uma 1 atividade estava repetida.
70% das respostas vieram do 9º ano “A” e 30% do 9º ano “B”
Seguem as minhas análises das respostas dos alunos:
1)
Na primeira pergunta, 4 alunos responderam que a história se passa no sertão. Alguns outros chegaram próximos da resposta "correta". No entanto, alguns alunos apresentaram respostas mais genéricas, que favorecem o “não erro” (na casa dela, no sítio, na fazenda, no deserto).
2)
A maior parte dos alunos apresentou bons argumentos nas respostas. Outros alunos, no entanto, ainda carecem de percepção crítica para esse tipo de atividade.
3)
A maior parte dos alunos conseguiu fazer uma boa interpretação da pergunta, respondendo bem aos propósitos da questão.
4)
Nessa questão é evidenciado que poucos alunos conseguem se aproximar da questão central da pergunta. Entretanto, mesmo nesses casos, as respostas são rasas e demonstram uma falta de visão crítica sobre o tema.
Ocorre também a falta de elaboração nas respostas. Alguns alunos até abordam a questão da pobreza e do trabalho infantil, mas acabam levando tudo para uma interpretação literal, sem reflexões. As respostas se assemelharam muito às da questão 3, que tinha como foco basicamente a interpretação textual.
5)
Algumas respostas apresentaram bons argumentos e foram diretas ao ponto que deveria ser atingido. No entanto, a maior parte dos alunos não apresentou críticas e não visualizou as Marias como vítimas da realidade em que estavam inseridas. Implicitamente, os alunos apresentaram uma percepção vilanesca das Marias-mães.
6)
Grande parte das respostas dessa questão foram equivocadas, tendo boas parte dos alunos replicado as respostas da atividade anterior.
Duas respostas que alcançaram os propósitos foram:
Ela não evoluiu, não aprendeu o que queria e não alcançou seus objetivos
Tristeza, raiva e arrependimentos
7)
As respostas foram bem intencionadas, mas +apresentam um viés meritocŕatico, onde sinalizam que o simples esforço pessoal é uma garantia para o sucesso pessoal e profissional, o que não é verdade.
As diferenças sociais incidem nos caminhos que os jovens vão seguir durante a vida. As oportunidades não são as mesmas para as diferentes realidades e para todas as pessoas, tendo elas acesso à educação ou não. No caso, os alunos ainda precisam compreender a educação como um meio de transformação social, mas não como uma garantia de que isso vai acontecer. Por conta disso, os multiletramentos e os letramentos múltiplos se mostram de grande importância para que esses jovens sejam capazes de criticar as suas realidades e para que possam, de fato, ser agentes de transformação de suas vidas e dos meios em que vivem.
8)
Na última questão, alguns alunos apresentaram dificuldades na compreensão do que era proposto. Alguns deles confundiram a pergunta, respondendo os objetivos e impedimentos para o futuro de Maria. No entanto, a maior parte dos alunos respondeu que tem interesse em estudar, cursar uma faculdade, ter um bom emprego e ajudar a família.
Obs.:
Alguns alunos precisam melhorar a leitura, a escrita e a gramática. Uma ocorrência comum durante toda a atividade foi a troca do “s” pelo “c” no início de algumas palavras.
Alguns alunos não responderam a atividade de fato, preenchendo os espaços com três pontos ou com os próprios nomes.
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