quarta-feira, 24 de março de 2021

Webinar "Pibid e PRP nas escolas de alagoas: interações, conexões e saberes" 24/03/2021

 

O tema do webinar dos programas Pibid e Programa de Residência Pedagógica (PRP) do dia 24 de março de 2021 foi “A preparação para educação no século XXI". No evento, a professora Suzana Barrios falou sobre a cultura de preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, numa visão competitiva.



Segundo a professora, é de grande importância que os pibidianos e residentes do PRP reflitam sobre a realidade da educação no mundo atual e, que, junto aos professores supervisores, aos coordenadores de área e aos outros agentes envolvidos nos programas, debatam sobre como construir uma educação de qualidade,


Num momento bastante interessante, a professora citou o escritor Joe L. Kincheloe e suas reflexões sobre as imposições feitas aos professores na sociedade atual:

  • Fazer pelo fazer;

  • Seguir regras;

  • Moldar os alunos;

  • Seguir os livros-guias (seguir piamente os livros didáticos);

  • Privilegiar a individualidade, a competição e a técnica.



A professora Suzana afirmou que, na realidade atual, os professores têm pouca autonomia político-pedagógica no exercício da profissão, o que se configura como um grande problema, pois o professor acaba tendo pouca participação no planejamento de suas próprias atividades e, consequentemente, seus conhecimentos sobre a prática de ensino são pouco utilizados. Ela acrescente que, contraditoriamente, quando ocorrem discussões sobre maus resultados em termos de desempenho dos alunos, os problemas recaem sobre os professores e sobre as escolas.


Aprofundando ainda mais nessa questão, a professora destacou que os professores brasileiros têm sido capacitados para a aplicação do que é estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira  (LDB) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que projetos como o Pibid e o PRP devem fazer uma melhor articulação entre teoria e prática nas escolas, tendo os bolsistas e colaboradores a função de ajudar os professores na elaboração e na aplicação de aulas que não sejam simples reproduções de atividades preestabelecidas por outros.


A professora também defende que, seguindo apenas os manuais de aplicação, os professores passam a educar para que os formandos sejam dóceis e aceitem o que lhes é imposto em termos socioeconômicos; que o Pibid e o PRP devem questionar o papel social da escola; que é importante obter informações in loco de como como os alunos adquirem um melhor aprendizado, partindo da realidade dos alunos e das escolas para a formulação de normas e não impô-las de cima para baixo, sem a participação do aluno, do professor, da escola e da comunidade escolar como um todo; que é preciso acabar com a visão de que a universidade detém a teoria e que a escola detém a prática, passando a visualizar que ambas possuem os dois aspectos e; que os projetos do PIBID não devem ser prescritos/estabelecidos totalmente antes da aplicação prática, pois, se ocorrer assim, não haverá troca entre a universidade e a escola.


Uma questão diferente levantada por Barrios, mas que ainda está diretamente ligada às questões anteriores é a da existência de uma percepção errada que está enraizada na sociedade até hoje: a de que as licenciaturas não fazem pesquisa. Ela defende que a pesquisa na licenciatura se dá por meio da crítica às estruturas tradicionais de ensino e que programas como o Pibid são as portas para a mudança. A professora também explicou que os alunos dos cursos de licenciatura que participam desses programas têm uma visão mais ampla sobre a prática da educação do que os alunos que apenas frequentam as aulas na universidade.



Por fim, a professora deixou os seguintes questionamentos para quem acompanhava o webinar:

  • Que Educação para o Séc. XXI  nós queremos? 

  • Como o PIBID e o PRP podem contribuir para ser uma força viva nas escolas fomentando/consolidando as experiências de desenvolvimento do currículo, dos profissionais da educação e dos estudantes? 

  • Que experiências nesses programas podemos salientar como representativas da construção de conhecimentos pedagógicos relevantes para a melhoria da qualidade da educação para todos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reunião do grupo geral do Pibid 14/04

Os projetos começam a ganhar vida Na reunião do grupo geral do Pibid, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, as professoras supervisoras...