quarta-feira, 17 de março de 2021

Oitava reunião do Pibid-LPT Ufal 17/03

             



    O professor Luiz nos passou as seguintes orientações:

Instruções sobre os registros no blog:

  • Postar fotos das reuniões;

  • Postar três diários reflexivos por semana;

  • Áudios e textos de descrição das atividades realizadas;

  • Cada atividade exige uma postagem diferente e o conteúdo deve ser postado como um diário de classe


Sobre o conteúdo das postagens sobre as aulas:

  • Fazer registro de contato com as aulas e também das intervenções;

  • Fazer reflexões sobre o que acontece nas aulas;

  • Discutir com a professora supervisora sobre as aulas, metodologia utilizada etc.

  • Inicialmente, os bolsistas devem observar as aulas e, nas aulas seguintes, com o aprendizado e o envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem, integrar-se na preparação dos materiais e na participação ativa durante as aulas.



Apresentação das professoras-supervisoras

Na sequência da reunião, as professoras supervisoras nos apresentaram um pouco mais sobre as escolas em que elas trabalham.


Professora Mércia 

A professora Mércia foi a primeira a se apresentar. Ela falou dos aspectos físicos da escola, do processo de planejamento e também de questões formativas. Sobre as questões formativas, ela disse que os professores da escola em que ela trabalha participaram de atividades de orientação para o período de volta às aulas no ambiente virtual  no período da pandemia. 

Neste ano letivo, a professora ficou com turmas de nonos anos vespertinos da Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça.



Professora Socorro

A professora Socorro nos apresentou a E. E. Dr. Fernandes Lima e explicou a configuração de turmas que a escola tem: turmas do sexto ano ao ensino médio nos períodos da manhã e da tarde, enquanto que, à noite, as aulas acontecem para alunos do EJA.

A professora nos explicou também que a escola foi projetada como uma escola-modelo, que é a única escola estadual do bairro e que, por ter sido uma escola-modelo, ela tem uma boa estrutura, contando com auditório, biblioteca, sala de informática e etc., mas que algumas coisas já não estão mais funcionando.


Duas reuniões de planejamento e formação 

A professora nos falou que, na primeira reunião, os professores foram orientados a trabalhar com competências socioemocionais da BNCC. As 10 competências gerais.


A professora também contou que os professores da escola responderam um questionário da rede de ensino. Na segunda reunião de planejamento,  os coordenadores e os diretores definiram as turmas em que os professores ficariam.

Outras questões pertinentes:

  1. Os professores são orientados a seguir a portaria do estado para as escolas estaduais;

  2. Início do ano letivo de 2021 se deu no dia 10 de março do corrente ano.

  3. O ano letivo vai ser composto por 200 dias letivos;

  4. A professora destacou que este ano é ano de avaliação do Ideb e de aplicação da Provinha Brasil e que, por isso, ocorrerão momentos nas aulas de LP dedicados à preparação para a Provinha Brasil (tópicos de destivores da prova Brasil) ;

  5. A professora Socorro é a responsável pelos nonos anos “A” e  “B”;

  6. As aulas por videoconferência com a turma ocorrem às quartas, das 07h30 às 08h30, por meio do Google Meet. A professora envia um roteiro pelo Whatsapp aos alunos e também realiza atividades por meio dessa plataforma;

  7. A primeira aula deste ano letivo teve como foco o reconhecimento entre as partes, a apresentação do calendário letivo e orientações gerais.


Professora Mitia

Assim como as demais professoras, a professora Mítia falou sobre os aspectos estruturais da escola, legislação, regras para ensino nas aulas remotas e sobre as experiências com o ensino na escola participante do projeto. A maior diferença de suas atividades em relação às demais professoras fica por conta de que a escola em que ela trabalha é a única da rede municipal de ensino que participa do Pibid-LPT do Campus A. C. Simões. A professora é parte do corpo de professores da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento.

A professora também destacou que os professores da escola têm um planejamento mais autônomo nas disciplinas em relação às escolas estaduais, no que compreende os programas de ensino e as instruções para as atividades. 



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