domingo, 20 de dezembro de 2020

Resenha do livro "O filho de mil homens", de Valter Hugo Mãe

O livro "O filho de mil homens", do premiado autor português Valter Hugo Mãe, é uma obra densa e muito rica. No livro, as histórias das personagens vão se unindo num emaranhado de plots muito curiosos, que trazem reflexões que, de certo, vão te tocar, assim como tocaram a mim.

domingo, 13 de dezembro de 2020

Terceira reunião do grupo do PIBID 09/12

 A BNCC


Na terceira reunião do grupo do PIBID, os coordenadores, professores Luiz e Andrea, falaram sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na conversa, foi abordada a questão de que é muito difícil aplicá-la da forma como foi formatada. Segundo os professores, ela é muito teórica e pouco orientada para a aplicação real.

Outra questão apontada em relação à BNCC é a falta da inclusão efetiva da Comunidade Escolar como elemento fundamental na construção da prática educativa. 


O PIBID


Outro ponto que foi abordado na reunião foi uma melhor explicação de como os atores do PIBID trabalham e se engrandecem por meio do projeto.


Aos alunos fica a possibilidade de aliar a teoria à prática profissional.

Às supervisoras fica a possibilidade de fazerem atualizações de seus conhecimentos, por meio da formação continuada.

Com os coordenadores, por fim, fica a prática da pesquisa.


O grupo também foi instruído a fazer leitura de livros não canonizados. Livros que, por meio dos gostos pessoais, possam fomentar a prática da leitura. Livros que sejam realmente representativos da sociedade.



A nós ficou a missão da elaboração de uma resenha em vídeo sobre o livro “O filho de mil homens”, do autor Valter Hugo Mãe, tendo como data de apresentação o dia 13 de janeiro de 2021.


domingo, 6 de dezembro de 2020

O que espero do Pibid?




                                                                                                        Olá! Sou Jéferson Cajueiro,

aluno do terceiro período de Letras/Português na Ufal.
Estou bastante ansioso para aprender
e trocar conhecimentos e experiências. 
Estou torcendo para que o grupo seja dinâmico,
divertido e que tenha muita vontade de trabalhar.
Essa vai ser a minha primeira experiência na sala de aula
não estando na posição de aluno.
Já tenho uns bons anos de estudo, mas ainda sei muito pouco.
Espero aprender com vocês.
Infelizmente, o contato inicial está sendo por meio remoto, mas,
acredito que,
mesmo com as dificuldades provocadas pela distância,
construiremos um projeto bastante edificante para a escola,
para os alunos,para os professores, para os  coordenadores,
para os bolsistas e para os colaboradores.
Estamos juntos nessa!
Vamos fazer o projeto acontecer!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Segunda reunião com o grupo do PIBID/Ufal 2020 Letras-Português



Print da Live do 02 de dezembro de 2020


Na segunda reunião, o professor Luiz apresentou o “Blogão”, blog em que são expostas as atividades e encontros dos pibidianos do curso de Letras - Língua Portuguesa (LLPT) da FALE/Ufal. O professor também se mostrou disponível para ajudar na resolução de possíveis adversidades que possam surgir durante o período de vigência do contrato. 


A professora Andréa, por sua vez, deu uma miniaula sobre os letramentos e multiletramentos, destacando a importância de o professor fazer um diagnóstico das realidades em que os alunos estão inseridos para só então determinar os gêneros discursivos a serem trabalhados em sala de aula. A professora também explicou que é importante que o professor deixe de ser inflexível na sala de aula, como se fosse o “dono do saber”.


Por meio da miniaula, pude compreender que, o professor deve aprender junto aos alunos, fomentando a prática de ensino-aprendizagem, onde valoriza-se menos as concepções de certo e errado numa prova, em face da construção de sujeitos autônomos, conscientes e críticos de suas realidades socioeconômicas, de forma que possam ser agentes transformadores delas.


A professora Andrea também aprensentou exemplos de atividades desenvolvidas pelos alunos da professora Verônica, que se apresentou na reunião anterior, para mostrar esse caráter de flexibilidade, e do despertar da autonomia e da criticidade dos alunos.


A professora Verônica se mostrou bastante aberta para que os alunos fizessem adaptações na proposta inicial de atividade. 


No final da reunião, as professoras supervisoras e os pibidianos ficaram incumbidos de abrir blogs que funcionem como diários dessa grande viagem enriquecedora que está apenas começando - o PIBID 2020.


Reunião do grupo geral do Pibid 14/04

Os projetos começam a ganhar vida Na reunião do grupo geral do Pibid, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, as professoras supervisoras...