A nossa primeira reunião, mediada pelos professores Luiz Fernando Gomes e Andréa da Silva Pereira, aconteceu por meio do serviço de videoconferência Google Meet, tendo início às 17h e se estendendo por pouco mais de 02h, no dia 25 de novembro, contando com uma palestra de título “Ensino de Língua Portuguesa em tempos de pandemia: uma proposta para o ensino remoto com vistas aos multiletramentos”, ministrada pela professora Ma. Verônica Maria dos Santos. Na oportunidade, pude conhecer também os outros bolsistas e colaboradores do projeto, tanto os que farão parte do grupo que atuarão na mesma escola que eu, como também os das demais escolas que estarão participando do mesmo projeto.
Antes e depois da palestra, os professores Luiz e Andréa abordaram questões bastante interessantes sobre a sistemática do PIBID, tais como: as dinâmicas dos projetos coordenados por eles em anos anteriores e o uso de blogs como fonte de apreciação das produções dos alunos, dos pibidianos, dos professores das escolas e dos coordenadores de área do subprojeto.
Quanto à palestra da professora Verônica, é preciso destacar o quão empenhada ela está na prática educativa, mesmo com as adversidades do período da pandemia. Durante a apresentação, pudemos visualizar um pouco de seu trabalho envolvendo a multimodalidade como forma de promover o interesse nos alunos pela disciplina de Língua Portuguesa. A professora trabalha com práticas que auxiliam no desenvolvimento do senso crítico e da autonomia dos alunos, por meio de metodologias flexíveis.
A professora nos contou que nem sempre uma atividade proposta obtém os melhores resultados e, para isso, é preciso entender o contexto social e a individualidade dos alunos. Segundo ela, levar isso em consideração ajuda muito no processo e no finalização das atividades. Entre os gêneros discursivos utilizados nas aulas de Santos estão as narrativas digitais, por meio de um Instagram de uso exclusivo da turma; de tirinhas digitais; e de livros digitais. A professora também mostrou-se inclusiva: quando há a impossibilidade de os alunos usarem os recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação para a realização das atividades no período da pandemia, ela dá a chance de aluno de escaneá-la, caso a atividade seja feita no caderno, para que ela possa postá-la posteriormente nas plataformas que hospedam os materiais da turma.
No entanto, nada me deixou mais curioso do que um outro relato muito interessante feito por ela: o da mudança da relação dos alunos com ela e com a disciplina no período da pandemia. Segundo ela, devido a inúmeros fatores, tem ocorrido algumas situações curiosas no engajamento dos alunos na disciplina: alguns alunos mais disciplinados nas aulas presenciais passaram a ser menos participativos nas atividades remotas, enquanto que alguns alunos que possuíam mais dificuldades ou que pouco frequentavam as aulas passaram a ser mais colaborativos e a obter melhores notas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário