Cartaz de divulgação do evento
No evento, bolsistas, colaboradores e supervisores puderam compreender melhor sobre a contribuição dos programas PIBID e Residência Pedagógica para o ensino e para o fortalecimento das licenciaturas.
Destaco algumas reflexões baseadas nas falas do professor Antonio Bezerra:
O enfoque do PIBID na transformação da formação inicial de professores. Por meio do PIBID, os alunos das licenciaturas são inseridos no contexto do ensino na educação básica, ainda no início de suas vidas acadêmicas e fazem a ligação da experiência em sala de aula com a teoria que estão aprendendo como alunos, além de estarem sob supervisão de professores que já estão inseridos e estabelecidos na prática educativa. Ocorre uma antecipação da experiência de ser professor. O aluno da licenciatura passa a vivenciar a profissão antes da conclusão do curso, permitindo assim, que ele vá identificando metodologias e práticas de ensino que serão mais úteis e eficientes na sua vida docente.
O enfoque do PIBID na transformação das práticas educativas na formação continuada de professores. Por meio do programa, o professor-supervisor recebe mais responsabilidades, desenvolve novas capacidades, reflete sobre acertos e erros em sua própria prática educativa, promove pesquisas e etc.
O isolamento social, de forma excepcional, favoreceu a aproximação do ensino regular às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), mas segundo ele, esse movimento é, aparentemente, sem volta. Para o professor, isso não promoverá a substituição do ensino presencial, mas se tornará um recurso presente no trabalho docente.