sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Seminário Institucional de Abertura dos Programas PIBID e Residência Pedagógica/Ufal

Cartaz de divulgação do evento


No evento, bolsistas, colaboradores e supervisores puderam compreender melhor sobre a contribuição dos programas PIBID e Residência Pedagógica para o ensino e para o fortalecimento das licenciaturas.


Destaco algumas reflexões baseadas nas falas do professor Antonio Bezerra:


  1. O enfoque do PIBID na transformação da formação inicial de professores. Por meio do PIBID, os alunos das licenciaturas são inseridos no contexto do ensino na educação básica, ainda no início de suas vidas acadêmicas e fazem a ligação da experiência em sala de aula com a teoria que estão aprendendo como alunos, além de estarem sob supervisão de professores que já estão inseridos e estabelecidos na prática educativa.  Ocorre uma antecipação da experiência de ser professor. O aluno da licenciatura passa a vivenciar a profissão antes da conclusão do curso, permitindo assim, que ele vá identificando  metodologias e práticas de ensino que serão mais úteis e eficientes na sua vida docente.

  2. O enfoque do PIBID na transformação das práticas educativas na formação continuada de professores. Por meio do programa, o professor-supervisor recebe mais responsabilidades, desenvolve novas capacidades, reflete sobre acertos e erros em sua própria prática educativa, promove pesquisas e etc.

  3. O isolamento social, de forma excepcional, favoreceu a aproximação do ensino regular às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), mas segundo ele, esse movimento é, aparentemente, sem volta. Para o professor, isso não promoverá a substituição do ensino presencial, mas se tornará um recurso presente no trabalho docente.

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Aula Inaugural do PIBID/Ufal 2020 - 2021 Letras - Português

 


Print da nossa primeira reunião virtual - Google Meet



A nossa primeira reunião, mediada pelos professores Luiz Fernando Gomes e Andréa da Silva Pereira, aconteceu por meio do serviço de videoconferência Google Meet, tendo início às 17h e se estendendo por pouco mais de 02h, no dia 25 de novembro, contando com uma palestra de título “Ensino de Língua Portuguesa em tempos de pandemia: uma proposta para o ensino remoto com vistas aos multiletramentos”, ministrada pela professora Ma. Verônica Maria dos Santos. Na oportunidade, pude conhecer também os outros bolsistas e colaboradores do projeto, tanto os que farão parte do grupo que atuarão na mesma escola que eu, como também os das demais escolas que estarão participando do mesmo projeto.


Antes e depois da palestra, os professores Luiz e Andréa abordaram questões bastante interessantes sobre a sistemática do PIBID, tais como: as dinâmicas dos projetos  coordenados por eles em anos anteriores e o uso de blogs como fonte de apreciação das produções dos alunos, dos pibidianos, dos professores das escolas e dos coordenadores de área do subprojeto.


Quanto à palestra da professora Verônica, é preciso destacar o quão empenhada ela está na prática educativa, mesmo com as adversidades do período da pandemia. Durante a apresentação, pudemos visualizar um pouco de seu trabalho envolvendo a multimodalidade como forma de promover o interesse nos alunos pela disciplina de Língua Portuguesa. A professora trabalha com práticas que auxiliam no desenvolvimento do senso crítico e da autonomia dos alunos, por meio de metodologias flexíveis.


A professora nos contou que nem sempre uma atividade proposta  obtém os melhores resultados e, para isso, é preciso entender o contexto social e a individualidade dos alunos. Segundo ela, levar isso em consideração ajuda muito no processo e no finalização das atividades. Entre os gêneros discursivos utilizados nas aulas de Santos estão as narrativas digitais, por meio de um Instagram de uso exclusivo da turma; de tirinhas digitais; e de livros digitais. A professora também mostrou-se inclusiva: quando há a impossibilidade de os alunos usarem os recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação para a realização das atividades no período da pandemia, ela dá a chance de aluno de escaneá-la, caso a atividade seja feita no caderno, para que ela possa postá-la posteriormente nas plataformas que hospedam os materiais da turma. 


No entanto, nada me deixou mais curioso do que um outro relato muito interessante feito por ela: o da mudança da relação dos alunos com ela e com a disciplina no período da pandemia. Segundo ela, devido a inúmeros fatores, tem ocorrido algumas situações curiosas no engajamento dos alunos na disciplina: alguns alunos mais disciplinados nas aulas presenciais passaram a ser menos participativos nas atividades remotas, enquanto que alguns alunos que possuíam mais dificuldades ou que pouco frequentavam as aulas passaram a ser mais colaborativos e a obter melhores notas.


segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Definições Gerais

Foi nesse dia em que fui informado que estaria lotado na escola E. E. Dr. Fernandes Lima e teria a professora Socorro como supervisora.


Reunião do grupo geral do Pibid 14/04

Os projetos começam a ganhar vida Na reunião do grupo geral do Pibid, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, as professoras supervisoras...